Decoração de flores em guardanapo | Como montar uma decoração de mesa incrível?

Como montar uma decoração de mesa incrível?

Já falei dos tipos de serviços e do mise en place, ou seja, sobre as regras de montagem. Agora, falta falar sobre os detalhes da decoração de mesa. Comecemos com os utensílios, pratos e travessas.

1 item, 1001 utilidades

Antigamente, era muito comum as pessoas usarem um único serviço de louças: pratos, baixelas, tigelas… Tudo igual. Muito bonito e elegante. Mas, hoje em dia, podemos ousar mais e misturar estilos, cores e modelos. Os grandes serviços clássicos, como os da Companhia das Índias, costumam ter tigelas, terrinas e outras peças sobre as quais muitas vezes não sabemos muito bem as utilidades. Isso me faz chegar à conclusão de que tudo pode ter mais de uma aplicação. Não fique preso ao que se determina como usual para um utensílio.

Por exemplo, uma taça pode servir uma sobremesa ou uma entrada, e uma pedra de ardósia ou uma fatia de tronco podem virar uma travessa para servir uma carne ou uma quiche. Tudo depende da sua criatividade. Só lembre-se de que as pedras e as toras devem ser devidamente impermeabilizadas para poderem ser usadas. Um verniz ou uma resina podem ser boas opções.

 

Decoração de mesa com guardanapos e copos

Usando guardanapos como decoração de mesa

Os guardanapos também podem ser um bom meio de levar estilo à mesa. Eu gosto muito de usar cores e estampas quando monto uma mesa. Um detalhe legal são os guardanapos dupla face: um lado estampado e o outro, liso colorido ou listrado. Assim, quando os dobro, deixo um pouco do outro lado aparecer. Juntamente com um porta-guardanapo, eles são uma ótima forma de aquecer e decorar a mesa.

Você pode usar um porta-guardanapo tradicional, mas pode lançar mão de várias outras coisas para esse objetivo. Por exemplo, argolas de metal e bijuteria servem como ótimos porta-guardanapo, assim como fitas e palha-da-costa podem ser usadas para amarrá-los. Você pode ainda fazer uma dobradura e colocar um ramo de erva ou uma flor para decorar.

Itens de decoração de mesa: flores, velas, objetos etc.

Por falar em flores, elas e as velas são boas opções de decoração para mesas, mas não as únicas. Além delas, objetos de decoração, frutas, legumes e plantas podem fazer uma mesa lindíssima. Você pode fazer um arranjo único no meio da mesa, por exemplo. Só tome cuidado para que a altura não atrapalhe a visão de seus convidados.

Outra opção muito charmosa, caso você tenha espaço na mesa, é fazer pequenos arranjos ou velas individuais, que devem ser colocados na frente de cada convidado.

Caso seu evento seja temático, você pode lançar mão de objetos que remetam ao tema. Um jantar asiático pode ter velas, flores, algumas figuras tailandesas ou um Buda, por exemplo; um almoço mexicano pode ter pequenos vasinhos de cactos ou até algumas garrafas de tequila como suportes para velas. Tudo depende da sua imaginação.

Decoração de mesa com cactos e velas

 

Isto mesmo: solte a imaginação!

Hoje, com o advento do Google, fica muito fácil fazer uma pequena pesquisa sobre o tema escolhido e descobrir quais objetos você pode usar. Isso pode ser muito divertido. No mais, uma boa trilha sonora, alinhada à sua decoração, com certeza vai contribuir muito para o sucesso do seu evento.

Experimente preparar uma mesa mais arrumada, usando as dicas que citei aqui, na próxima vez em que você receber visitas em casa para um almoço ou jantar. E não deixe de comentar o que você achou do resultado. Vou adorar saber como você se preparou!

Até a próxima!

Com muito sabor,

Chef Marcelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *