Taça de Champagne Maria Antonieta

Os tamanhos de copos e taças

 

Nas publicações anteriores, estávamos falando sobre as etapas da montagem da mesa. Hoje vamos falar sobre outro item bastante importante para o conjunto de toda a composição: os copos e taças.

Os tamanhos corretos para cada taça

Taças de diferentes tamanhos | Os tamanhos de copos e taças

Durante muito tempo, travei uma luta para identificar o tamanho certo das taças de água, vinho tinto e vinho branco. Hoje entendi que não existe um tamanho padrão, mas uma escala de proporções que varia de acordo com o jogo que você está usando ou com o que você montar com taças de jogos diferentes.

A regra é que o copo de água seja o maior, seguido pelo de vinho tinto e depois, o menor de todos, o de vinho branco.

Taças especiais: vinho de sobremesa e espumante

Às vezes, ainda é possível encontrar um copinho ainda menor. Este é para o vinho de sobremesa, e o mais conhecido é o vinho do porto. Esses são doces e enjoativos se bebidos em excesso. Quando se recebe em casa, muitas vezes, esse aperitivo é servido após a refeição, fora da mesa.

Por fim, temos a taça de espumante. Há muito, as flutes, taças longas e finas, ganharam o gosto do mercado, mas, se você tem um jogo do casamento dos seus pais ou avós, você terá a taça de champagne Coupe ou “Maria Antonieta”, que são bem largas e achatadas. Segundo a lenda, foram confeccionadas a partir do molde dos seios dessa famosa rainha francesa. Se for o caso, tire proveito delas, pois hoje em dia são muito raras.

Copos e taças como forma da decoração da mesa

Exemplo de taça colorida de água | Os tamanhos de copos e taças

Na maior parte das vezes, você não vai ter que se preocupar com tantos copos, pois hoje é difícil se servir em uma refeição menos formal vários tipos de vinho. Muito comum hoje em dia é usar para água uma taça colorida, diferente das de vinho. Isso faz uma mesa mais colorida e divertida.

A partir daí, você pode definir a mesma cor para guardanapos, sous-plats e toalha ou cores que vão combinar. Se houver flores à mesa, também deve-se levar isso em conta.

Em breve, mostrarei como dispor as taças à mesa corretamente. Fique ligada aqui no blog para não perder nenhuma das minhas dicas. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *