Mesa de jantar preparado no estilo de serviço à brasileira | | Tipos de serviços à mesa

Tipos de serviços à mesa

 

Em nossa última publicação do blog, falei que a melhor forma de surpreender as suas visitas em casa é usar a criatividade, fugindo da rotina e mostrando a elas que você se dedicou para recebê-las bem. Também falei que uma das formas de fazer essa recepção diferenciada é fazendo você mesma um almoço ou jantar formal, mesmo em um encontro informal. Por isso, hoje vamos falar sobre os tipos de serviços à mesa e como organizá-los.

Tipos de serviços à mesa

Se você vai receber pouca gente em casa, entre dois e três casais, e tem experiência na cozinha, uma opção elegante é o serviço empratado, em que você leva à mesa os pratos já montados e decorados. Dessa forma, seu convidado já começa a degustar com os olhos.

Mas cuidado: se você é uma pessoa novata na cozinha, essa pode ser uma opção muito estressante e sujeita a erros. São altas as chances de se perder entre os detalhes, e o resultado pode ser catastrófico. Não é fácil determinar o timing de preparo, montagem e saída dos pratos. E você ainda irá precisar de uma bancada para poder alinhar todos os pratos e ir montando um a um na sequência.

Serviço à brasileira

Exemplo de serviço empratado | Tipos de serviços à mesa

Se o número de seus convidados cabe à sua mesa, uma boa opção é o serviço à brasileira, em que a comida é servida em travessas e cada um se serve como quiser. Tanto no serviço empratado quanto no serviço à brasileira, as regras de montagem da mesa são as mesmas (no próximo post iremos tratar desse assunto). Lembre-se de que a mesa deve ter largura suficiente para acomodar as travessas no meio. Essa forma de receber é mais tranquila e menos trabalhosa, pois a comida sai diretamente da panela para as travessas e daí para a mesa (como na imagem que inicia essa publicação). Não há tanto perigo de a comida esfriar, você precisa de menos espaço na cozinha e cada convidado pode colocar a quantidade e a comida que preferir no prato. Isso facilita no caso de algum convidado mais “chatinho” para comer.

Serviço à americana

Exemplo de serviço à americana | Tipos de serviços à mesa

Se seu evento é maior que sua mesa, a opção é o serviço à americana. Use a mesa apenas para servir a comida e cada convidado senta onde puder: no sofá, nas poltronas, nas cadeiras etc. Dessa forma, a mesa fica com mais espaço e sempre cabe uma decoração mais incrementada. Além disso, você pode oferecer uma variedade maior de pratos, e seu convidado pode se servir quando e quantas vezes quiser. Sua festa fica mais informal e movimentada.

Lembre-se de reservar um espaço para os pratos, copos e talheres. Os pratos ficam empilhados, os copos podem ser servidos sobre uma bandeja e os talheres junto dos guardanapos ou em um porta-talheres.

Nesse serviço, a comida costuma ficar à disposição na mesa por mais tempo, por isso é interessante servir os pratos quentes em rechaud (tipo de travessa com aquecimento) para que esteja sempre em temperatura de consumo. Nesse formato, você pode, depois de todos se servirem, retirar as travessas e servir a sobremesa e o café.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *